quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Casarão Verde: Instalação de silhuetas


Durante o 40º Festival de Inverno da UFMG em Julho de 2008 membros do grupo 1maginari0 participaram do evento Casarão Verde, uma instalação em uma casa tombada pelo patrimônio histórico e ocupada durante a noite do dia 25 de Julho, a instalação refletia sobre os Vissungos.


O projeto foi assinado pelo Núcleo Avançado de Criação Intermidiática, sob a coordenação de Fabrício Fernandino, coordenação técnica e sub-coordenação de área de Francisco Marinho, suporte técnico computacional e eletrônico por Marília Bergamo e Lucas Junqueira, coordenação de pesquisa de Sônia Maria de Melo Queiroz. Onde artistas atuaram com as seguintes oficinas: Potencialidades audiovisuais de Chico de Paula (BH), Potencialidades Cênicas de Fernando Mencarelli (UFMG), Potencialidades Musicais de Damián Rodriguez Kees (Argentina), Potencialidades Plásticas de Jorge dos Anjos (BH) e Potencialidades Poéticas de Ricardo Aleixo (BH). E participação na instalação de Henrique Roscoe.



Edição: Chico de Paula.


A primeira versão da biblioteca AS3 do grupo 1maginari0 foi criada nesse período. Assim como alguns códigos que se tornaram apoio para a exposição do conteúdo visual, textual e sonoro produzido pelos artistas e seus alunos e também o próprio grupo de apoio. Nesse post vamos detalhar uma das exposições: a instalação de silhuetas.


A instalação de silhuetas consistiu fisicamente de uma minicâmera EyeToy que é um dos acessórios do PlayStation 2, direcionada para um fundo branco iluminado. O código era responsável por interpretar as pessoas na frente da câmera, considerando tudo que estava abaixo do cinza médio como branco, e acima, como preto.

Em frente ao fundo branco iluminado, uma projeção apresentava as silhuetas e três vídeos, criados por Chico de Paula, com uma máscara alpha em formato circular. Esses vídeos se apresentavam graficamente como bolas, cada um com uma propriedade diferenciada.


  1. Azul: Cair até encontrar uma silhueta e então parar
  2. Vermelho: Cair até encontrar uma silhueta e retornar a subir
  3. Amarelo: Ficar preso no local de colisão com a silhueta

O espaço de projeção era dividido em uma grade de dezesseis pontos. Se o usuário colidisse com algumas determinas combinações de pontos na grade, imagens baseadas nos desenhos com pólvora de Jorge dos Anjos, assim como trechos sonoros cedidos por Ricardo Aleixo se apresentavam. O grupo de Fernando Mencarelli foi responsável pela definição dessas combinações.


Para a instalação foi desenvolvido o código base: camera e physics - silhouette collision.fla, que está disponível para download.


baixe o exemplo camera e physics - silhouette collision


Esses códigos necessitam das classes da biblioteca AS3 do grupo 1maginari0:


/imaginario/camera/silhouetteViewer.as

/imaginario/ physics/fallBitmap.as


baixe o pacote de classes AS3 1magiári0



Nenhum comentário:

Postar um comentário