domingo, 13 de dezembro de 2009

Planeta Tim-UFMG

O grupo 1maginario está envolvido na produção de duas instalações do espaço cultural Planeta Tim-UFMG localizado na praça da liberdade. O espaço foi entregue pela TIM e a UFMG está responsável na produção do conteúdo interno do prédio. O grupo 1maginari0 foi convidado a assinar uma instalação denominada Ecologia Interativa e contribuir para o desenvolvimento da interface e trilha sonora da instalação definida até o momento como Pangeia.

O conceito que fortalece a instalação que se chama Ecologia Interativa é um resultado de uma ampla pesquisa do grupo e uma colaboração específicia entre as pesquisas: Novas possíbilidades de interfaces, trabalho que teve início no mestrado de Marília Bergamo, na Escola de Belas Artes da UFMG com apoio e continuação da empresa Cumplice.net; A pesquisa de visão computacional da empresa Ilusis Interactive Graphics; E por fim, a base que fortalece a instalação, o trabalho de doutorado sobre Imagonomia do Professor Francisco Carlos de Carvalho Marinho do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes na UFMG.

Segundo Francisco Marinho, o objetivo do projeto é pesquisar, desenvolver e implementar sistemas computacionais, mundos virtuais, que lidam com modelos conexionistas de vida artificial baseados em agentes bio-virtuais (biobots – robôs virtuais). Esses ecossistemas virtuais são concebidos à luz das leis de "evolução natural" e genética computacional – algoritmos genéticos. O comportamento emergente dos agentes é baseado em regras estéticas. O resultado é uma pintura dinâmica e "viva". Nesses sistemas interativos e imersivos as interfaces hápticas desempenham o papel importante no processo criativo e inventivo da relação imbricada autor/obra/interator. Portanto é fundamental para o processo estético criativo verificar as possibilidades e limites de linguagem baseados em tais tecnologias computacionais

A instalação Ecologia Interativa ocorre em dois andares, no terceiro andar, o usuário encontra a instalação em uma mesa multitoque. Aqui é permitido ao usuário, criar novos organismos estéticos. Para Marília Bergamo, o uso da tecnologia multitoque nesse momento do projeto foi uma escolha decisiva pois permite que vários usuários possam interagir com o computador ao mesmo tempo, um conceito fundamental para a instalação, uma vez que trabalha com a ideia de sistemas de vida artificial, ou seja com transformações do ambiente e suas consequência sobre o desenvolvimento do sistema como um todo. Assim, quando mais de um usuário está influenciendo o sistema, as condições são mais variáveis e mais imprevisiveis.

No segundo andar do prédio encontra-se a segunda parte da instalação. Aqui o objetivo é apresentar a presença humana e sua influência no sistema interativo computacional. A figura humana é capturada via camera e projetada no sistema da intalação, interferindo no comportamento da vida artificial. A interface nessa etapa do projeto é definida pelo sistema de visão computacional da Ilusis Interactive Graphics.

Já a instalação Pangeia, o grupo 1maginari0 contribui na produção de uma interface física de visualização das fases da terra. Em cada periodo de evolução do globo terrestre foram desenvolvidas animações que retratem um periodo da era. Essas animações receberam uma trilha sonora desenvolvida pelo Professor Jalver Bethônico da Escola de Belas Artes da UFMG e membro do grupo de pesquisa 1maginari0.

ECOLOGIA INTERATIVA
-------------------

Concepção: Francisco Marinho

Programação Visual: Francisco Marinho

Design de Som: Jalver Bethônico

Coordenação Técnica: Marília Bergamo

Software:
Ilusis Interactive Graphics - Infra Estrutura de Software
Interactiva - Programação da Interface Gráfica
Bruno Nascimento Santos e Rosilane Mota: Desenvolvimento em Inteligência Artificial

Hardware:
Cumplice.net - superfície multitoque


Esquema de montagem Mesa Multitoque


Montagem Mesa multitoque


Testes de usabilidade e correção de bugs do sistema interativo

PANGEIA
-------
Concepção: Patrícia Kauark e Paulo Schmidt

Animação: Antonio Fialho

Design de Som: Jalver Bethônico

Coordenação Técnica: Marília Bergamo

Software:
Marília Bergamo
Edição dos videos para a programação da interação: Carlos Falci

Hardware:
Marília Bergamo


Balcão Pangeia


Implementação da interface física da pangeia


Esquema gráfico de implementação dos sensores

Nenhum comentário:

Postar um comentário