terça-feira, 30 de novembro de 2010

Relatorio Final - Mesa Multitoque Aladim

Finalizamos a mesa multitoque para o grupo Aladim da faculdade de Letras da UFMG e neste post serão colocadas as dificuldades e conclusões de todo o processo. Aconselhamos alguns posts que fizeram parte do processo de construção da mesa:

1. Tecnologia Multitoque - Uma introdução
2. Protótipo multitoque Diffuse Infrared
3. Mesa multitoque - projeto
4. Multitoque: Rodando Demo e simulador em C++
5. Acabamento da mesa multitoque
6. ReacTIVision + Firefly MV

Película de Retroprojeção

Escolhemos usar retroprojeção, e durante algum tempo colocamos a película Vikuiti da 3M, mas esta foi uma péssima escolha devido ao modelo de multitoque escolhido. Não sabemos como ela se comportaria para multitoque por LED ou LASER, mas segundo o professor Wallace Lages, quem percebeu o problema, descobrimos que a superfície Vikuiti reflete completamente todo o imfravermelho interno da mesa, consequentemente, os blobs não são detectados. A película em si, tem uma qualidade de retroprojeção incrível.


Colocação da película

A película é aplicada como um vinil sobre o vidro. Contratamos uma pessoa especializada na aplicação desse tipo de material, pois a película nos foi entregue toda amassada pela transportadora. A aplicação profissional permitiu que a retroprojeção ficasse em execelente qualidade.


Retroprojeção da película Vikuiti

Mas, como dito anteriormente, esta película não resolveu o problema, então a solução final foi a escolha de uma película branca, que imita jato de areia, mas de forma uniforme. O responsável pela colocação dessa película foi Gleison, seu contato de telefone: 9116 8907. Pegamos a indicalção dele, porque ele colocou umas telas de projeção branca para o Espaço TIM UFMG do conhecimento.

Colocação do Projetor
No primeiro projeto, tinhamos escolhido um projetor de curta distância, para que ele pudesse ser colocado virado para a tela, e a projeção seria direta. Contudo, o responsável pela compra do equipamento se confundiu, e comprou um projetor de distância de projeção normal, e fomos obrigados a colocar um espelho.

A princípio pensamos que o uso do projetor enclinado sobre a parte superior da mesa, projetando para o espelho ocuparia todo o espaço planejado de projeção. Mas o projetor na vertical, com o espelho no chão foi a solução que ocupou quase todo o espaço de projeção planejado anteriormente.


Solução final, espelho na parte inferior da mesa e projetor na vertical no canto da mesa.


Testes com projetor inclinado


Testes com projetor inclinado

Reflexão interna de IR
Optamos por 4 iluminadores IR, cada um refletindo um dos cantos da mesa. Eles foram ligados a uma fonte de 1 Ampere, e estão iluminando bem. Para a reflexão optamos por pintar a parede da mesa de branco frosco.


Pintura em Spray - após uma camada de tinta normal branca.


Superfície interna refletora


Colocação dos iluminadores

Ventilação
Para a circulação interna da mesa foram usados 4 coolers. Dois para entrada de ar, e dois para a exaustão de ar quente. Os dois que funcionam como entrada de ar frio, foram colocados na parte inferior da mesa, do lado de dentro e puxam ar de fora para dentro. Os dois que funcionam como exaustores, foram colocados do lado de fora da mesa, e na parte interna ligados a um cano que puxa o ar quente armazenado na parte superior da mesa.

Os coolers foram conectados a uma fonte de 2 amperes, e suas conexões eletrônicas são desmontáveis. Uma vez que a mesa deve ser montada e desmontada em vários locais.


Colocação dos coolers

Posicionamento da Câmera
A camera possui uma lente manual, posicionamos a mesma com visão wide no fundo e no centro da mesa. Internamente a câmera foi colocado um filtro de IR para 880nm que é a frequência de luz dos iluminadores.


Frequência do filtro IR


Solução de madeira para colocação da câmera


Posicionamento final da Câmera


Visão interna da câmera

Testes finais
Os testes finais ainda não foram realizados pois a superfície branca ainda não foi colocada. Teremos alguns videos e fotos dos testes finais em Fevereiro.


Marília Bergamo - Coordenação de montagem


Reltom Guicheney - Montagem

5 comentários:

  1. o Aladim agradece muito a vocês dois por esse trabalhão todo.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber qual a pelicula que vocês utilizaram!

    ResponderExcluir
  3. A pelicula foi a parte mais complexa do projeto. A melhor solucao foi o jato de areia com lixamento (muita lixa na mao)

    ResponderExcluir
  4. Quanto custou a pelicula ? E qual a medida dela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pelicula de jato de areia foi relativamente barat uns 100 reais. Contratei um rapaz chamado gleison 91168907. Mas ele nao lixou. Fizemos isso sozinhos. A superficieera enorme. mais ou menos 2 metros por 1m

      Excluir