terça-feira, 26 de julho de 2011

Portal de Cartazes




Desenvolvemos com a direção do Prof. Dr. Heitor Capuzzo um portal com inúmeras imagens de cartazes. As imagens são em alta resolução e é permitido o download. Estes cartazes são imagens raras e fruto da pesquisa do Prof. Heitor Cappuzo. Do grupo 1maginari0, participaram os professores Carlos Falci e Marilia Bergamo, e da USP, Manuel Reis.

Eu (Marilia Bergamo) fiquei responsável pela coordenação e desenvolvimento dos aplicativos de administração e visualização do site. O trabalho que levou mais de 7 meses para ser desenvolvido foi implementado por dois programadores: Matheus Silas e Harlley Oliveira. O site foi desenvolvido em um ambiente Wamp (Apache, MySQL, PHP on Windows).

A solução final é um sistema Web responsável por catalogar posteres e suas informações principais, além de acrescentar tags a imagem de cada poster. Os posteres, suas informações e tags são disponibilizados para o público. Os usuários podem então ter acesso aos posteres por meio de busca textual, categorias pré-definidas no sistema e seleção de tags contidas na imagem.

O sistema possui basicamente dois modelos de usuários: Um curador, responsável pelo gerenciamento do sistema como um todo e do cadastro de posteres (liberado apenas para os coordenadores do projeto). Um visitante, a este último é permitido apenas a visualização do conteúdo dos posteres, mas não será possível modificar este conteúdo.

O sistema também fornece a seguinte funcionalidade: Coleções. Uma coleção é um agrupamento de posteres sob um título. As coleções poderão ser criadas pelos dois usuário, o curador e o visitante. Contudo, somente as coleções criadas pelo curador serão disponibilizadas para o público sem necessidade de moderação. As coleções criadas por usuários estarão, primeiramente, somente disponíveis para o mesmo. O visitante pode solicitar que sua coleção se torne pública para o sítio, esta solicitação deve ser apresentada para o usuário curador, que irá permitir ou não a visualização pública desta galeria.

O usuário visitante também possui mais duas funcionalidades no sítio, salvar o percurso e salvar em favoritos. Se o usuário está identificado pelo sistema, ele pode salvar o caminho de busca que está fazendo, assim seus passos de pesquisa são gravados.

O projeto é uma iniciativa da Nanyang Technological University (NTU), instituição federal em Cingapura e se encontra disponível no endereço: http://webposters.adm.ntu.edu.sg.

Acompanhe a divulgação sobre o site nos links abaixo:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/019109.shtml

http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2011/05/cores-do-seculo-passado

http://www.casadehistoria.com.br/indicacoes/sites/indicamos-galeria-de-posteres-construcoes-utopicas

http://oolhodahistoria.blogspot.com/2011/05/construcoes-utopicas-em-cartaz.html

http://bibfauusp.wordpress.com/2011/04/14/uma-viagem-pela-historia-do-mundo-em-3-mil-cartazes/

http://blogdepercia.blogspot.com/2011/05/construcoes-utopicos-em-cartaz.html

http://pagina13.org.br/?p=7670

http://ponto.outraspalavras.net/2011/05/04/processos-judiciais-viraram-arma-para-censurar-imprensa-brasil/

http://www.vermelho.org.br/mg/noticia.php?id_secao=76&id_noticia=153323

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ideologia-em-cartaz-na-ufmg

http://pesquisamundi.blogspot.com/2011/05/portal-reune-posteres-que-contam.html

http://partido-pirata.blogspot.com/2011/04/un-viaje-por-la-historia-del-mundo-en-3.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário