sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Design de Interface


Dia 08/11/2011 os alunos do curso de Cinema de Animação e Arte Digital executaram seus primeiros testes de usuário. Os testes foram realizados em protótipos de papel realizados por dois grupos de +-10 alunos. Os testes são também parte de uma dinâmica de grupo realizada pela disciplina Design de Interface, da qual sou responsável. A dinâmica foi liderada pela monitora Laira Ávila.
-------------------------------------------------------------------------------
Estudo de Caso

Durante as aula de Design de Interface realizadas no 4º período do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais no ano de 2011, foi proposto aos alunos a criação de uma interface que permitisse ao usuário se localizar dentro de um shopping. Esse projeto seguiu as atividades básicas do processo que envolve a criação de uma interface expostas no livro Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador de Rogers, Preece e Sharp. Aqui será apresentado somente o modelo conceitual e o protótipo de baixa fidelidade que foi posto em teste.

O primeiro projeto (sistema 1) que será mostrado foi desenvolvido pela equipe composta por Luis Henrique Machado, Marcella Rodrigues, Marco Antônio Magalhães, Maycon Silva, Michelle Silva, Nilo Lima, Ralph Silva e Samuel Morais.
O sistema 1 é voltado para a localização de lojas, produtos, serviços e pessoas dentro do shopping a partir da instalação de um aplicativo que seria enviado para o smartphone do cliente do shopping assim que este entrasse no local. O sistema 1 permite também que o usuário visualize vagas disponíveis ao entrar no estacionamento e que marque a localização do seu veículo no mapa.

A localização de pessoas dentro do shopping é feito a partir do acesso às redes sociais. Se algum amigo existente em sua rede social estiver no shopping e ele também estiver utilizando o sistema, o usuário poderá visualizar a localização de seu amigo.

A localização de produtos, lojas e serviços permite, além de encontrá-los, informar uma rota do local onde o usuário se encontra até o local onde o produto/loja/serviço se encontra.

Parte do protótipo da interface criada pode ser visto abaixo:

Após clicar na opção serviços:

Ao clicar na opção bancos:

O segundo projeto (sistema 2) foi desenvolvido por Luís Henrique, Wagner Miranda, Artur Henrique, Mathues Barbosa, Jonatas Martins, João Pedro Mayrink e Bruno Sommerfeld.

A equipe propôs a criação de um terminal fixo posicionado estrategicamente pelos andares do shopping. O totem possui um sistema touchscreen que auxilia o usuário a se situar no espaço do shopping e a localizar lojas e produtos e ele tem a opção de imprimir a rota gerada.

A tela inicial apresenta o mapa do shopping juntamente com um ícone simbolizando o usuário e o local em que este se encontra. Ele tem a opção de encontrar os locais através de um sistema de busca ou através de um passeio virtual no qual ele mesmo controla o seu caminho pelo shopping.

Abaixo, um protótipo da estrutura física do totem:

A estrutura maleável foi proposta pensando na utilização do produto por crianças, deficientes e pessoas de baixa estatura.
O protótipo do sistema 2:


As equipes que desenvolveram a atividade foram orientadas por Laira Ávila, a pessoa que redige esse texto. e que experimentou uma situação um pouco diferente do que estava acostumada. Eu precisava literalmente “orientar”, não podendo impor minhas ideias como sendo a correta. Tinha que tentar mostrar os erros e argumentar contra eles, na expectativa de ser ouvida. Alguns compreendiam, outros não. Mas também assumo as dificuldades às vezes enfrentadas por mim devido a falta de didática e até mesmo de conhecimento total sobre a matéria. Pude mostrar outros universos que eles não estavam levando em consideração, como por exemplo lembrá-los das pessoas com dificuldade de locomoção e também houve momentos que tentei motivá-los.

Texto: Laira Ávila

Aqui, download do arquivo de fichamento sobre a disciplina Design de Interação Produzido por Laira
-------------------------------------------------------------------------------

Abaixo os videos dos testes de protótipo:

Sistema 1 -


Sistema 2 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário